O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças

Conteúdo do artigo principal

Denise Lamberts
Simone Sarmento

Resumo

A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lamberts, D., & Sarmento, S. (2023). O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72332
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

Denise Lamberts, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora adjunta de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no curso Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol.

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Letras pela Universidad Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora associada e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.