Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis

Conteúdo do artigo principal

Geraldo Jose Rodrigues Liska
Jeander Cristian da Silva
Raquel Oliveira Reis

Resumo

Considerando a importância do dicionário como valor de referência quando há dúvidas em relação ao sentido ou à escrita de uma palavra, seja em qualquer lugar, para qualquer segmento social ou profissional e independente de faixa etária, preocupamo-nos com tratamento dado ao conceito de ‘família’ nas obras lexicográficas para o público infantil. Tomamos neste artigo, como base, a Lexicografia Pedagógica (ZGUSTA, 1971; SECO, 1987; PONTES, 2000; LANDAU, 2001; KRIEGER, 2007; GARCIA, 2006 e ZAVAGLIA; NADIN, 2019) e a Lexicologia Discursiva (ORLANDI, 2000). Analisamos oito dicionários infantis, de 1989 a 2011, incluindo alguns listados no PNLD Dicionários (BRASIL, 2012). Percebemos que a análise discursiva das definições dos nomes de família, apresentadas pelas obras lexicográficas utilizadas como fonte para esta pesquisa, revela uma visão de mundo que acaba reforçando um modelo de família tradicional, formado pelo núcleo familiar (pai, mãe e filhos biológicos) ou por pessoas que compartilham algum grau de parentesco e que vivem sob o mesmo teto. Dessa forma, os dicionários acabam excluindo outros modelos de família, tais como as homoparentais, monoparentais, adotivas, heteronormativas sem filhos etc.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues Liska, G. J., da Silva, J. C., & Oliveira Reis, R. (2023). Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72324
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

Geraldo Jose Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas

Doutor com Residência Pós-doutoral em Estudos Linguísticos (Bolsa PNPD/CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.

Jeander Cristian da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando (2021-2025) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG).

Raquel Oliveira Reis, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alfenas(2021), especialização em Educação Inclusiva com ênfase em deficiência intelectual, física e psicomot pela Faculdades Metropolitanas de São Paulo(2022)