USOS DOS LIVROS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA

Conteúdo do artigo principal

João Pedro De Sousa Barreto
Raimunda Alves Melo

Resumo

O presente estudo discute a prevalência das práticas pedagógicas fundamentadas na pedagogia tradicional no contexto do ensino contemporâneo, e apresenta os livros paradidáticos, compreendidos como uma forma de leitura complementar e de aprofundamento de temas específicos, como instrumentos pedagógicos em potencial a serem acrescidos ao processo de ensino-aprendizagem das ciências naturais. Ao serem trabalhados de maneira associada a outras metodologias, esses instrumentos corroboram com a construção do conhecimento escolar e diretamente com o estímulo à leitura, acentuando a sua importância na alfabetização científica. Procedeu-se a uma pesquisa de intervenção pedagógica, com a aplicação dos livros paradidáticos junto a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Liberdade Paulo Freire, situada no município de São João do Arraial – PI. Os resultados apontam a contribuição dos livros paradidáticos no contexto das ciências da natureza, que somados ao processo de ensino, configuram-se como instrumentos facilitadores da aprendizagem, ou dos conceitos e procedimentos oriundos do campo das ciências, e, pelo seu aspecto lúdico, despertam a curiosidade e promovem o divertimento, tornando a aprendizagem fluida.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barreto, J. P. D. S., & Melo, R. A. (2023). USOS DOS LIVROS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72320
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

João Pedro De Sousa Barreto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professor da Rede Estadual de Educação.

Raimunda Alves Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutora em  Educação  pela  Universidade  Federal  do  Piauí (UFPI).  Bolsista CAPES/BRASIL  do Programa  de  Desenvolvimento  da  Pós Graduação  (PDPG) Pós Doutorado  Estratégico  da  Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI, de Teresina.