AMÉRICA LATINA E INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL

Conteúdo do artigo principal

Adriana Teixeira Pereira

Resumo

Este artigo, recorte de minha tese de doutorado, analisa a imagem cultural da América Latina nas coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional de Livro Didático/2018, desde uma perspectiva intercultural. A pesquisa documental conta com um corpus de nove volumes das coleções Cercanía joven (COIMBRA; CHAVES, 2016), Confluencia (PINHEIRO-CORREA et al., 2016) e Sentidos en lengua española (FREITAS; COSTA, 2016). A análise centrou-se nos diferentes aspectos da construção identitária do latino-americano e nas orientações da perspectiva intercultural de ensino de línguas e orienta-se teoricamente nos estudos da interculturalidade de Candau (2008, 2010), Fleuri (2003, 2012), Mendes (2007, 2011) e Walsh (2005; 2009); nos conceitos de América Latina de Farret; Pinto (2011), Mignolo (2005) e Pizarro (2006) e nas investigações sobre o livro didático de Barros et al. (2018) e Daher et al. (2013). Os resultados revelam um avanço considerável em todas as coleções dos aspectos analisados. Sobre a presença da AL, foi possível verificar a possibilidade de tratar de diferentes conhecimentos que permitem o aluno ampliar seus horizontes e refletir sobre as diversidades que compõem este espaço, e, no que diz respeito à perspectiva intercultural, verificou-se que os textos e as suas atividades tinham um grande potencial para a promoção de uma atitude crítica e intercultural do aluno.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, A. T. (2023). AMÉRICA LATINA E INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71453
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

Adriana Teixeira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pelo POSLIN/UFMG. Mestra em Linguística Aplicada pela UECE.  É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na área de Língua Espanhola, e atua principalmente nos seguintes temas: formação de leitores, uso do texto literário no ensino de línguas, interculturalidade, América Latina e análise de livro didático de espanhol.