ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Marcia Gama da Silva Felipe, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva Alves

Resumo


Este artigo parte de uma reflexão teórico-metodológica de dois professores acerca da apresentação de alguns aspectos discursivo-pragmáticos da variante brasileira da língua portuguesa ensinada a falantes de Português no Brasil. A discussão começa por indicar brevemente alguns dos principais momentos da investigação sobre esses aspectos, de forma a situá-los no campo dos estudos da linguagem. Na sequência, são apresentadas algumas ponderações, com exemplos práticos e algumas inserções pedagógicas para o ensino dos fenômenos em questão. Os resultados apresentados indicam o campo dos aspectos discursivo-pragmáticos dessa variante como bastante produtivos no que diz respeito não só ao ensino dessa língua, como também à prática docente, sem deixar de considerar, também, a formação desses mesmos docentes.


Palavras-chave


Variante brasileira; Aspectos discursivo-pragmáticos; Ensino de língua portuguesa.

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DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.55879

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ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

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