ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DE TRANSITIVIDADE VERBAL E OBJETO DIRETO NA GRAMÁTICA NORMATIVA DE ROCHA LIMA E NA GRAMÁTICA DESCRITIVA DE MOURA NEVES
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.55856Palavras-chave:
Gramática normativa, Gramática descritiva, Ensino.Resumo
Este trabalho analisa as abordagens da transitividade verbal e do objeto direto realizadas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa de Rocha Lima (2011) e na Gramática de usos do português de Moura Neves (2011). O principal objetivo é demonstrar como as duas perspectivas de análise linguística – normativa e descritiva – são relevantes para o ensino de língua, a partir do momento em que dão bases para que alunos e professores possam refletir sobre a gramática do idioma. Inicialmente, faz-se uma revisão acerca da história das teorias linguísticas, demonstrando as características fundamentais de análise de cada uma e já apontando as diferenças entre uma teoria formalista e uma teoria funcionalista. Após, apresentam-se as estruturas das gramáticas a serem estudadas para, enfim, observar como cada uma apresenta a noção de transitividade verbal e de objeto direto. Por fim, reflete-se sobre o ensino de língua nas escolas e como cada gramática pode se relacionar com esse ensino.
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