GUERRA NO LIVRO ILUSTRADO INFANTIL: A CAMINHO DE CASA, DE ANA TORTOSA E ESPERANZA LEÓN

Conteúdo do artigo principal

Thiago Alves Valente
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o tema da guerra manifesto no livro ilustrado infantil contemporâneo. Para tanto, elegeu-se a obra A caminho de casa, escrita por Ana Tortosa e ilustrada por Esperanza León (2012), pois permite um modo de representação cativante, segundo Linden (2011), pela percepção simultânea de dois textos distintos: verbal e imagético. Justifica-se, então, na análise dessa obra, refletir sobre suas potencialidades na formação do leitor crítico (ECO, 2003). Para tanto, busca-se a partir do aporte da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), detectar se há vazios na estruturação da obra, que geram expectativa e tensão, bem como potências de negação e silenciamentos, os quais suscitam revisões de hipóteses, enfim, produtividade do leitor na leitura. Além disso, se suas ilustrações possuem pregnância estética (OLIVEIRA, 2008), sendo capazes de ampliar o imaginário do leitor infantil, constituir sua memória afetiva e, assim, desautomatizar seu olhar em relação à imagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
Valente, T. A., & Ferreira, E. A. G. R. (2020). GUERRA NO LIVRO ILUSTRADO INFANTIL: A CAMINHO DE CASA, DE ANA TORTOSA E ESPERANZA LEÓN. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.52653
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Thiago Alves Valente, UENP-Cornélio Procópio

Thiago Alves Valente é Graduado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, Alemã e Inglesa, e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), em 2001. Pós-graduação na área de "Literatura e vida social": Mestrado em Letras pela UNESP-Assis, em 2004; Doutorado em Letras pela UNESP-Assis, em 2009. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-Cornélio Procópio), desenvolvendo atividades de pesquisa com iniciação científica de graduandos e especialistas e participando do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Infantil/Juvenil Brasileira, Teoria Literária e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.