REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA ESTÉTICA DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA E A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS

Conteúdo do artigo principal

Thyago Madeira França

Resumo

João Anzanello Carrascoza é um autor contemporâneo que apresenta um profundo comprometimento com uma linguagem sensível e sofisticada para narrar, por vezes, experiências marcantes e pungentes que atravessam a vida cotidiana do núcleo familiar, como a convivência entre pais e filhos, as descobertas, as dores e as perdas que interpelam esse cotidiano. A partir disso, proponho refletir sobre os caminhos de uma trajetória estética que perpassa as narrativas de Carrascoza, buscando demonstrar que há pontos de diálogo e convergência que perpassam várias narrativas do autor e que fazem emergir uma identidade estética carrascoziana. Busco ainda identificar as potencialidades didático-pedagógicas de tais textos em situações de formação de leitores literários no ambiente escolar, como forma de valorizar a escrita contemporânea de um autor que toca em questões que constituem a vida de todos, inclusive dos alunos-leitores inscritos em ambientes escolares que, em muitos casos, têm acesso ao texto literário por meio de práticas de escolarização equivocadas.

Detalhes do artigo

Como Citar
França, T. M. (2020). REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA ESTÉTICA DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA E A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.48079
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Thyago Madeira França, Universidade Estadual de Goiás

É doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professor no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), nas disciplinas das áreas de Literatura, Língua Portuguesa e Linguística. É membro dos grupos de pesquisa "Laboratório de Estudos Polifônicos" (UFU) e "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas" (UERJ). Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura Brasileira, Ensino de Literatura, Análise do Discurso e Linguística Aplicada contemporânea.