O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Renan Marques Isse

Resumo


A literatura, se não apresentada aos alunos de forma adequada, pode perder a sua intenção enquanto disciplina escolar ao longo do convívio escolar do aluno. O presente artigo busca apresentar dois conceitos primordiais para que esse encontro do aluno-leitor com a literatura seja feito da forma mais adequada possível. Utilizaremos as noções de Letramento Literário e de Escolarização da Literatura, de Rildo Cosson e Angela Kleiman, respectivamente para guiar a problematização. Para tal, demonstrar-se-á a importância da articulação de diferentes níveis de conhecimento prévio como instrumento facilitador do processo de letramento.


Palavras-chave


Letramento Literário; Escolarização; Literatura; Leitor; Conhecimento prévio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.48001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.