“AGORA INÊS É MORTA”: MARCAS (QUASE IRREVERSÍVEIS) DE FORMAÇÃO E DE AFETO EM CONTOS ILUSTRADOS PARA CRIANÇAS

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Beatriz dos Santos Feres

Resumo

Partindo-se do pressuposto de que os bens culturais direcionados prioritariamente para crianças são instrumentos de socialização por meio dos quais são partilhados símbolos, estruturas comunicativas, comportamentos, crenças e valores, a composição verbo-visual dos textos ilustrados pode ser compreendida como arena propícia à problematização de temas relevantes para a infância e à inculcação de ideias referendadas por um grupo social. Para além do aspecto temático-ideológico, parece igualmente relevante destacar que, no conjunto formado pela palavra e pela imagem, são utilizadas estratégias discursivas especialmente voltadas para a captação do leitor iniciante e para a projeção persuasiva. Assim, neste artigo, pretende-se identificar estratégias verbo-visuais utilizadas para fazer saber, fazer crer e fazer sentir direcionadas à expressão do amor em narrativas cujo leitor preferencial é a criança. Para isso, propõe-se a análise dos contos ilustrados A lenda de Pedro e Inês, de Margarida Almeida e Margarida Lisboa Pina (Kadernu, 2014) e Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani (Companhia das Letrinhas, 2015), nos quais se observam estratégias discursivas e poéticas utilizadas para a disseminação de um imaginário sensível. Fundamenta-se esta análise em Teorias da Literatura Infantil (COLOMER, 2017; RAMOS, 2011), na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2007), na Sociologia da Comunicação (ESTEVES, 2016) e na Semiótica de base peirciana (PEIRCE, 2001; SANTAELLA; NÖTH, 2005).

Detalhes do artigo

Como Citar
Feres, B. dos S. (2020). “AGORA INÊS É MORTA”: MARCAS (QUASE IRREVERSÍVEIS) DE FORMAÇÃO E DE AFETO EM CONTOS ILUSTRADOS PARA CRIANÇAS. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.47891
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Feres, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense (2006). Professora Associada de Língua Portuguesa da UFF. Pós-doutoranda na UERJ em Estudos Literários (2020). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, vinculada à disciplina Semiolinguística; nas Especializações em Língua Portuguesa e em Literatura Infantojuvenil e na Graduação em Letras, com orientação de pesquisa em todos os níveis. Autora de Leitura, fruição e ensino: com os meninos de Ziraldo (EdUFF, 2011); organizadora de Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência (7Letras, 2016), com Ivo do Rosário e André Dias, e de Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso (EdUFF, 2017), com Rosane Monnerat, entre outros. Autora de vários artigos e capítulos de livro, privilegiando a análise do discurso literário, com ênfase nos contos ilustrados para crianças. É membro do GT da Anpoll Linguística de Texto e Análise da Conversação. Lidera o Grupo de Pesquisa Leitura, fruição e ensino (CNPq/UFF). É membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). beatrizferes@id.uff.br