LITERATURA E MÚSICA EM (CON)FLUÊNCIA: O DIÁLOGO INTERMÍDIA NA LITERATURA JUVENIL

Conteúdo do artigo principal

Resumo

O presente estudo objetiva, a partir da leitura das obras O Rei (2015), de Luiz Tatit e Renato Moriconi, e Quasqualigudum (2014), de Roger Cruz e Davi Calil, demonstrar o diálogo estabelecido entre literatura e música em obras contemporâneas preferencialmente endereçadas ao jovem leitor. Partindo dos estudos intermídias, propostos por Claüs Clüver, evidencia-se como a literatura juvenil contemporânea apresenta uma composição intermídia –  em que linguagens como a da ilustração e do design fundem-se à linguagem verbal, expandindo os sentidos sugeridos pelo texto literário –  para, na sequência, evidenciar o diálogo que estabelece com outras linguagens artísticas, tais como a da música. Por meio da leitura das obras selecionadas, demonstra-se como, por meio de diferentes estratégias compositivas, relações entre literatura e música são estabelecidas não apenas no plano do conteúdo, mas na própria arquitetura das narrativas em estudo graças às diferentes mídias de que são compostas e da leitura multimodal que delas se empreende. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, L. T. de, & Navas, D. (2020). LITERATURA E MÚSICA EM (CON)FLUÊNCIA: O DIÁLOGO INTERMÍDIA NA LITERATURA JUVENIL. Caderno Seminal, 34(34). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.47835
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teoria, metodologia, crítica e historiografia literárias
Biografia do Autor

Luara Teixeira de Almeida, PUC-SP

Mestranda no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

Diana Navas

Pós-doutora pela Universidade de Aveiro; doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como professora na PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica da PUC-SP.