A POÉTICA DA IMAGEM NA LITERATURA INFANTIL AFRICANA:REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DE RECORTES O MENINO NO SAPATINHO, DE MIA COUTO

Conteúdo do artigo principal

Diana Navas
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
Araceli Simão Gimenes Russo

Resumo

Observa-se, na produção literária contemporânea preferencialmente endereçada a crianças e jovens, significativa valorização da componente material dos livros. O livro deixa de ser considerado meramente um simples suporte e seus componentes materiais – capa, gramatura do papel, textura, tipografia, cores, diagramação, entre outros – assumem potencial narrativo, revelando-se não como o portador neutro de um conteúdo, mas como um objeto que com ele dialoga. A essa questão dedica-se o presente artigo. Almejamos, a partir da leitura de O menino no sapatinho, de Mia Couto, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, e projeto gráfico de Joana Paz e Danuta Wojciechowska, demonstrar como a confluência da tríade de linguagens – texto verbal, ilustração e projeto gráfico – amplia os sentidos suscitados pelo texto literário, demandando uma leitura sinérgica das linguagens compositivas do livro-objeto e contribuindo para a construção de um repertório não apenas literário, mas também imagético e gráfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NAVAS, Diana; GALVÃO RIBEIRO FERREIRA, Eliane Aparecida; SIMÃO GIMENES RUSSO, Araceli. A POÉTICA DA IMAGEM NA LITERATURA INFANTIL AFRICANA:REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DE RECORTES O MENINO NO SAPATINHO, DE MIA COUTO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 49, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.82107. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/82107. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
O livro-objeto e as narrativas híbrida, multimodal e crossover