RENOVANDO O TEXTO LITERÁRIO: A ADAPTAÇÃO DE CLÁSSICOS PARA O PÚBLICO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Cristina Loff Knapp
Cecil Jeanine Albert Zinani
Carolina Acosta

Resumo

Este estudo visa investigar como a adaptação de clássicos da literatura contribui para a formação de leitores, tendo como objeto de análise a comédia Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, e a adaptação de Telma Guimarães Castro Andrade. Observa-se a relevância de evidenciar como os livros infantis, a partir da renovação de textos canônicos, possibilitam que uma nova geração reconheça a tradição literária e, futuramente, leia as obras originais. A metodologia empregada na realização da pesquisa foi, com base no levantamento bibliográfica, a interpretação e a comparação dos textos selecionados, focalizando nos enredos. As conclusões indicaram que o texto adaptado visa à adequação do texto primitivo ao leitor criança, a fim de aproximar seus destinatários da literatura.

Detalhes do artigo

Como Citar
Knapp, C. L., Zinani, C. J. A., & Acosta, C. (2020). RENOVANDO O TEXTO LITERÁRIO: A ADAPTAÇÃO DE CLÁSSICOS PARA O PÚBLICO INFANTIL. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.46714
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Cristina Loff Knapp, Universidade de Caxias do Sul- UCS

Professora do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Literatura Comparada  (UFRGS)

Cecil Jeanine Albert Zinani, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Literatura Comparada (UFRGS); Estágio pós-doutoral na linha de pesquisa Memória e História (PUCRS); Professora no Curso de Letras e no PPGLET (UCS). Atua na Graduação de Letras e no Mestrado e Doutorado de Letras na área de Literatura Ocidental, Brasileira, Portuguesa, Latino-Americana e áreas afins. Publicou e organizou diversas obras, entre as quais: História da literatura: questões contemporâneas (2010); Mulheres gaúchas na imprensa do século XIX: Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro (2018); Imprensa feminista no século XIX: contribuições da revista A Mensageira (2019), além de artigos publicados em periódicos. Coordena o Grupo de Pesquisa “Mulher e Literatura” (UCS), desde 1999.

Carolina Acosta, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Letras (UCS); Pesquisadora-bolsista PIBIC-CNPq (UCS).