A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante da área dos estudos das Letras, Artes e Linguística, temos como objetivo geral apresentar o processo e os resultados parciais da aplicação de uma experiência em sala de aula vinculada à leitura literária, realizada com os discentes do Ensino Médio Técnico da Rede Federal de Ensino do IFRJ. Essa proposta se embasa nos conceitos da teoria do Pós-Método, do professor Kumaravadivelu (2001); nos ideais defendidos pelo Professor e crítico literário Antonio Candido, em O direito à literatura (2017); e nos estudos do professor Rildo Cosson, em Letramento literário (2006). Entre os objetivos específicos, bem como sua metodologia, evidenciaremos o passo a passo de uma sequência didática básica, a qual leva em consideração o contexto sociocultural do público-alvo. Assim sendo, com a prática da educação literária, reiteramos a relevância de projetos pedagógicos autênticos, vinculados aos conceitos educacionais da era contemporânea.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.