A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Clauber Ribeiro Cruz

Resumo

 

Diante da área dos estudos das Letras, Artes e Linguística, temos como objetivo geral apresentar o processo e os resultados parciais da aplicação de uma experiência em sala de aula vinculada à leitura literária, realizada com os discentes do Ensino Médio Técnico da Rede Federal de Ensino do IFRJ. Essa proposta se embasa nos conceitos da teoria do Pós-Método, do professor Kumaravadivelu (2001); nos ideais defendidos pelo Professor e crítico literário Antonio Candido, em O direito à literatura (2017); e nos estudos do professor Rildo Cosson, em Letramento literário (2006). Entre os objetivos específicos, bem como sua metodologia, evidenciaremos o passo a passo de uma sequência didática básica, a qual leva em consideração o contexto sociocultural do público-alvo. Assim sendo, com a prática da educação literária, reiteramos a relevância de projetos pedagógicos autênticos, vinculados aos conceitos educacionais da era contemporânea.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cruz, C. R. (2020). A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.46696
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Clauber Ribeiro Cruz, IFRJ - Campus Avançado Resende - Docente

Clauber Ribeiro Cruz:

Doutor (2018) e Mestre (2013) em Letras, com especialidade na área dos Estudos Literários: Literatura e Vida Social, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis. Graduado em Letras (2010), com Licenciatura Plena, Português/Inglês, pela mesma Universidade. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Avançado Resende, atuando nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura.