A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA

Clauber Ribeiro Cruz

Resumo


 

Diante da área dos estudos das Letras, Artes e Linguística, temos como objetivo geral apresentar o processo e os resultados parciais da aplicação de uma experiência em sala de aula vinculada à leitura literária, realizada com os discentes do Ensino Médio Técnico da Rede Federal de Ensino do IFRJ. Essa proposta se embasa nos conceitos da teoria do Pós-Método, do professor Kumaravadivelu (2001); nos ideais defendidos pelo Professor e crítico literário Antonio Candido, em O direito à literatura (2017); e nos estudos do professor Rildo Cosson, em Letramento literário (2006). Entre os objetivos específicos, bem como sua metodologia, evidenciaremos o passo a passo de uma sequência didática básica, a qual leva em consideração o contexto sociocultural do público-alvo. Assim sendo, com a prática da educação literária, reiteramos a relevância de projetos pedagógicos autênticos, vinculados aos conceitos educacionais da era contemporânea.


Palavras-chave


Educação Literária; Educação Pública; Pós-Método; Sala de Aula.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.46696

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.