ALBERT CAMUS NO ENTREMEIO DA AUTORIA MULTILETRADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Caroline de Morais
Juliene da Silva Marques

Resumo

Resumo: O presente estudo tem como objeto de análise uma prática didático-metodológica aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFRS, campus Vacaria. A proposta contou com o estudo da obra O estrangeiro, de Albert Camus, e teve como objetivo romper com a perspectiva do ensino literário tradicional para fazer uso dos multiletramentos literários a fim de desenvolver a autoria estudantil. Para o desenvolvimento do projeto, levaram-se em conta metodologias de ensino que colocassem os estudantes como protagonistas da ação, considerando seu contexto de produção de sentidos, sua bagagem cultural e as linguagens multimidiáticas que costumam utilizar. Desse modo, registram-se, nesta experiência, aportes teóricos direcionados ao ensino da Literatura, bem como embasamentos no que se referem aos letramentos literários, aos multiletramentos e à construção da autoria. Como registro da proposta, usam-se, para análise, mapa conceitual e recortes de enquadramento de vídeos produzidos pelos discentes com base na obra estudada. Diante do fechamento do projeto, constatou-se o envolvimento dos participantes para com a atividade, bem como seu desenvolvimento autoral, que fez com que sentidos outros fossem promovidos para a leitura, interpretação e atualização da obra analisada de maneira multimodal.

Palavras-chave: Práticas leitoras; Autoria estudantil; Multiletramentos; O estrangeiro.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Morais, C., & Marques, J. da S. (2020). ALBERT CAMUS NO ENTREMEIO DA AUTORIA MULTILETRADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.45552
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Caroline de Morais, Universidade de Caxias do Sul (UCS) Instituto Federal do Rio Grande de Sul (IFRS)

Doutoranda no Programa de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/UniRitter na Universidade de Caxias do Sul. Bolsista Capes. Atua como docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR (2013). Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2007).

Juliene da Silva Marques, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Mestra em Ciências da Linguagem, com pesquisa na área de cinema, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL - 2016); Especialista em Língua Portuguesa, com pesquisa na área de literatura catarinense, pela Faculdade Capivari (FUCAP - 2015); Graduada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL - 2014) e em Pedagogia pela Uninter (2019). Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)