O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS

Cristiane Magalhães, Carla Conti de Freitas

Resumo


O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.

Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.


Palavras-chave


Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.

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DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.45011

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ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

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