O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Magalhães
Carla Conti de Freitas

Resumo

O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.

Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.

Detalhes do artigo

Como Citar
Magalhães, C., & Freitas, C. C. de. (2019). O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS. Caderno Seminal, 33(33). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.45011
Seção
Dossiê: Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Línguas
Biografia do Autor

Cristiane Magalhães, Universidade Estadual de Goiás - POSLLI

Mestranda em Estudos de língua e interculturalidade no Programa de pós-graduação Stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Escpecialista em Novas Tecnologias na Educação (ESAB) e Docência Universitária (Instituto wPós). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Carla Conti de Freitas, UEG/POSLLI

Graduada em Letras Português Inglês (1995), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Doutora em Politicas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG, (2013) e Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua como Docente e Diretora do Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. Tem experiência na área de Letras e com temas como abordagem transdisciplinar, formação de professores e multiletramentos. Participa do Grupo de Pesquisa Rede cerrado de formação crítica de professoras/es de línguas , do(a) Universidade Federal de Goiás.