A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO

Conteúdo do artigo principal

Jaqueline Fonseca Veiga
Cristiane Rosa Lopes
Luana Alves Luterman

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ensino e de aprendizagem pautada nos multiletramentos e nas multimodalidades, que foi vivenciada em 2017, durante a regência do Estágio de Língua Portuguesa. Objetivamos ressaltar a importância do uso de metodologias e práticas de ensino multimodais e multimidiáticas, ressaltando os benefícios que elas podem trazer para desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos estudos de Rojo (2012), Marzari (2014), entre outros autores, ressaltamos a importância da formação de professores tendo como base a pedagogia dos multiletramentos. Compreendemos que a formação continuada é um desafio para os professores, tendo em vista a carga horária de trabalho geralmente excessiva, e sabemos que a formação apenas da graduação não é suficiente. Portanto, encontramos, na internet e no YouTube, meios de ensinar e também de aprender, como foi a experiência com a pirâmide holográfica – um recurso inicialmente utilizado para fins de entretenimento, mas que foi didatizado, promovendo processos de aprendizagem multimodais e multimidiáticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Veiga, J. F., Lopes, C. R., & Luterman, L. A. (2019). A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO. Caderno Seminal, 33(33). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.42328
Seção
Dossiê: Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Línguas
Biografia do Autor

Jaqueline Fonseca Veiga, Universidade Estadual de Goiás

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da UEG - Câmpus Cora Coralina

Cristiane Rosa Lopes, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística (UFG). Professora da Graduação em Letras da UEG – Câmpus Campos Belos e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da UEG – Câmpus Cora Coralina.

Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutora em Linguística pela UFSCar (2019), Pós-Doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG).