A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de ensino e de aprendizagem pautada nos multiletramentos e nas multimodalidades, que foi vivenciada em 2017, durante a regência do Estágio de Língua Portuguesa. Objetivamos ressaltar a importância do uso de metodologias e práticas de ensino multimodais e multimidiáticas, ressaltando os benefícios que elas podem trazer para desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos estudos de Rojo (2012), Marzari (2014), entre outros autores, ressaltamos a importância da formação de professores tendo como base a pedagogia dos multiletramentos. Compreendemos que a formação continuada é um desafio para os professores, tendo em vista a carga horária de trabalho geralmente excessiva, e sabemos que a formação apenas da graduação não é suficiente. Portanto, encontramos, na internet e no YouTube, meios de ensinar e também de aprender, como foi a experiência com a pirâmide holográfica – um recurso inicialmente utilizado para fins de entretenimento, mas que foi didatizado, promovendo processos de aprendizagem multimodais e multimidiáticos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.42328
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.