A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE

Helena Dos Santos Kieling, Vilson José Leffa, André Firpo Beviláqua

Resumo


Desenvolvemos o presente estudo com o objetivo geral de investigar a implementação do modelo Ensino Híbrido (em inglês Blended Learning) de Rotação em um curso de extensão de Língua Inglesa, ministrado por professoras em formação de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos, com este estudo: a) Apresentar os modelos pedagógicos e epistemológicos que norteiam a atividade docente, com ênfase no uso pedagógico de tecnologias; b) Relacionar os modelos pedagógicos e epistemológicos apresentados a priori ao conceito de metodologias ativas, com destaque para o Ensino Híbrido; c) Avaliar em que medida os modelos epistemológicos e pedagógicos, juntamente com metodologias ativas como o Ensino Híbrido, podem potencializar o uso pedagógico de tecnologias na formação inicial de duas professoras. Os resultados mostram a importância da reflexão sobre o uso da tecnologia e de metodologias ativas no ensino da Língua Estrangeira embasados em uma concepção epistemológica relacional (BECKER, 2012) ainda durante a formação docente, bem como sugere a necessidade de mais pesquisas voltadas a esta área.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Ensino Híbrido; Modelos Pedagógicos e Epistemológicos.

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DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.41868

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ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

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