A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE

Conteúdo do artigo principal

Helena Dos Santos Kieling
Vilson José Leffa
André Firpo Beviláqua

Resumo

Desenvolvemos o presente estudo com o objetivo geral de investigar a implementação do modelo Ensino Híbrido (em inglês Blended Learning) de Rotação em um curso de extensão de Língua Inglesa, ministrado por professoras em formação de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos, com este estudo: a) Apresentar os modelos pedagógicos e epistemológicos que norteiam a atividade docente, com ênfase no uso pedagógico de tecnologias; b) Relacionar os modelos pedagógicos e epistemológicos apresentados a priori ao conceito de metodologias ativas, com destaque para o Ensino Híbrido; c) Avaliar em que medida os modelos epistemológicos e pedagógicos, juntamente com metodologias ativas como o Ensino Híbrido, podem potencializar o uso pedagógico de tecnologias na formação inicial de duas professoras. Os resultados mostram a importância da reflexão sobre o uso da tecnologia e de metodologias ativas no ensino da Língua Estrangeira embasados em uma concepção epistemológica relacional (BECKER, 2012) ainda durante a formação docente, bem como sugere a necessidade de mais pesquisas voltadas a esta área.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kieling, H. D. S., Leffa, V. J., & Beviláqua, A. F. (2019). A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE. Caderno Seminal, 33(33). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.41868
Seção
Dossiê: Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Línguas
Biografia do Autor

Helena Dos Santos Kieling, Universidade Federal de Pelotas

Professora com experiência docente na educação básica e em cursos de idiomas. Mestre em Letras pela UCPel com pesquisa sobre metodologias ativas no ensino de inglês como LE. Atualmente é professora em escola bilíngue (português-inglês) e doutoranda em Estudos da Linguagem na UFPel.

Vilson José Leffa, Universidade Federal de Pelotas

Vilson José Leffa doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas, em 1984. Trabalhou na UFRGS, na UCPel e foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, em Irvine. Atualmente é professor visitante da UFPel. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente com os seguintes temas: a) Leitura; b) Produção Textual; c) Interação na sala de aula; d) Formação de professores; e) entre outros. Mais recentemente concentrou-se no estudo das tecnologias digitais no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) e Educação a Distância.

André Firpo Beviláqua, Universidade Federal de Pelotas

André Firpo Beviláqua é Mestre em Letras pela UCPel. Atualmente, realiza seu Doutorado em Letras na UFPel, com bolsa CAPES, sob a supervisão do Prof. Dr. José Vilson Leffa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada Crítica e Ensino Crítico de Línguas.