GÊNEROS EM CONTEXTO DIGITAL: UM PROTÓTIPO PARA O GÊNERO VIDEORRESENHA

Conteúdo do artigo principal

Flávia Thaís Alves Britto
Williany Miranda da Silva

Resumo

A tradição sobre estudos de gêneros textuais destaca que o objeto reflete as multiformes e variadas esferas de utilização da linguagem. Em nossa sociedade, cada vez mais tecnológica, os ambientes digitais (re)criam os propósitos e as estruturas textuais para suprir as exigências das situações comunicativas diversas e dinâmicas. Assim, no contexto do YouTube, em tempos do “fenômeno booktuber”, o ato de resenhar modifica-se pela multimodalidade de vídeos e dos recursos específicos da rede social assumindo novos moldes, estratégias e funcionamento, possibilitando a origem do gênero videorresenha. O presente artigo evidencia a videorresenha pretendendo responder ao questionamento: “Qual a estrutura prototípica para o gênero videorresenha está evidenciada em vídeos de canais do YouTube?”. Para tanto, utilizamos uma metodologia descritivo-interpretativista e de inspiração netnográfica, objetivamos caracterizar a estrutura prototípica do gênero por meio da análise dos movimentos retóricos realizados em três videorresenhas disponíveis no suporte digital. Fundamentamo-nos inicialmente em Swales (1990), cujos métodos e teorias subsidiaram a criação de uma adaptação do modelo CARS que promoveu a constituição de um protótipo para o gênero em análise. Além deste, Bakhtin (1997) e Miller (2012), dentre outros, nortearam a discussão em torno do tema, estrutura composicional e papéis sociais dos sujeitos que fomentam a existência dos gêneros em foco. Os resultados da pesquisa, em andamento, possibilitaram o reconhecimento de alguns movimentos retóricos similares ao consolidado gênero resenha, porém, a partir da inclusão de aspectos da multimodalidade, acrescenta-lhes outras características, possibilitando o reconhecimento de um novo gênero, influenciado pela dinâmica do ambiente digital.

Detalhes do artigo

Como Citar
Britto, F. T. A., & da Silva, W. M. (2019). GÊNEROS EM CONTEXTO DIGITAL: UM PROTÓTIPO PARA O GÊNERO VIDEORRESENHA. Caderno Seminal, 33(33). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.41027
Seção
Dossiê: Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Línguas
Biografia do Autor

Flávia Thaís Alves Britto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Associada IV da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e atuação docente, com orientações tanto na pós graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras, em que atuou como coordenadora do subprojeto PIBID-LETRAS, de 2016-2018. Membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português .