O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

Conteúdo do artigo principal

Paulo Henrique Moura Lopes
Cleudene De Oliveira Aragão
Camila Miranda Machado

Resumo

Este artigo tem por objetivo averiguar como os cursos de formação de professores na modalidade EaD abordam em seus documentos norteadores o letramento digital. Para alcançarmos nosso objetivo, analisamos o documento norteador das práticas pedagógicas do Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade a distância do IFRN. Classificamos a metodologia utilizada como uma análise documental de caráter qualitativo. Os resultados apontam uma reduzida ou nula abordagem que comtemple uma formação que capacite os futuros professores para o trabalho de fomento do letramento digital em sua prática docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moura Lopes, P. H., De Oliveira Aragão, C., & Miranda Machado, C. (2019). O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA. Caderno Seminal, 33(33). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.40963
Seção
Dossiê: Contribuições da Tecnologia para o Ensino de Línguas
Biografia do Autor

Paulo Henrique Moura Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Professor efetivo de Língua Espanhola do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus Macau). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará e atualmente doutorando pela mesma instituição. Membro do GPLEER - Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e Releitura do Mundo, coordenado pela professora Cleudene Aragão de Oliveira. Realiza pesquisas sobre Letramento Literário para o ensino e formação de professores em língua espanhola.

Cleudene De Oliveira Aragão, Universidade Estadual do Ceará

Fez sua graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutora em Filología Hispánica pela Universitat de Barcelona, onde defendeu em 2006 sua tese sobre Ensino da Literatura na Universidade. Atualmente é professora de língua e literatura espanholas no Curso de Letras e de lingüística aplicada no Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, atuando em projetos sobre Letramento Literário. Líder do Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re) leitura do mundo (GPLEER). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (espanhol e literatura), atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, ensino da literatura, formação de leitores, fomento à leitura, ensino de língua espanhola, uso do texto literário no ensino de línguas e letramento literário. Realizou Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, junto ao Grupo de Pesquisa do Letramento Literário -GPELL/ do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE (UFMG).

Camila Miranda Machado, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada ( PosLa), na Universidade Estadual do Ceará. É bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Em 2014, concluiu o curso de graduação em Letras - Língua Espanhola e suas Literaturas, pela UFC, com monografia intitulada: Uso de cuentos para la enseñanza de la interacción oral en las clases de español lengua extranjera. Possui experiência docente em escola regular. Participa de eventos acadêmicos, possui artigos publicados em revistas da área e participa do Grupo de Pesquisas LITERATURA: ESTUDO, ENSINO E (RE)LEITURA DO MUNDO (GPLEER- CNPq)