A IMAGEM DO IMIGRANTE: REINVENÇÃO, PASSADO E VOZ
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.36504Resumo
O romance A casa do espelhos foi publicado originalmente em francês, em 1994, pelo escritor canadense de origem brasileira Sergio Kokis. O romance pode ser lido como parte de um conjunto obras produzidas na literatura contemporânea sobre a experiência do imigrante. Com foco nesse aspecto do enredo, este artigo pretende discutir a imagem do imigrante no início de sua inserção no país de acolhimento, as estratégias que ele adota para administrar suas memórias e seu passado e, por fim, na forma como reflete sobre a obtenção de uma voz própria. A imagem do imigrante que surge nesse contexto se difere de muitas outras obras desse campo literário, ao optar por traçar uma imagem menos voltada para o confronto das culturas e mais concentrada nas estratégias subjetivas de administração do corpo, dos afetos, das memórias e da própria voz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.