MODELOS IDENTITÁRIOS EM AMANHÃ, NUMA BOA DE FAÏZA GUÈNE

Conteúdo do artigo principal

Resumo

O romance Amanhã, numa boa, escrito por Faïza Guène e publicado em 2004 apresenta história de Doria, filha de pais marroquinos e que vive no subúrbio da capital francesa. Numa situação econômica e social vulnerável, a jovem protagonista enfrenta diversos obstáculos no seu caminho de integração à sociedade francesa e, sobretudo, de construção da própria narrativa de identidade. Nesse contexto, as diferentes personagens-modelo têm um impacto substancial em sua identidade, pois contribuem para a revisão e diferenciação da visão de mundo de Doria. Em grande parte, essas personagens contribuem para a reflexão sobre a posição da mulher na intersecção com a imigração, mostrando diferentes formas de empoderamento e obtenção de voz para a construção de uma identidade em consonância com seus anseios. Nesse sentido, este artigo deseja discutir essas personagens-modelo e sua importância para a construção de identidade da protagonista, focando em personagens distantes, isto é, que não têm contato direto com ela, e personagens próximas, que circulam no mesmo espaço social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MATHIAS, Dionei. MODELOS IDENTITÁRIOS EM AMANHÃ, NUMA BOA DE FAÏZA GUÈNE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 40, 2022. DOI: 10.12957/seminal.2021.57890. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/57890. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Dionei Mathias, UFSM

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor Letras pela Universität Hamburg e pela Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0718781986349346