LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

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Amanda Canterle Bochett
Jéssica Cantele de Freitas
Maísa Helena Brum

Resumo

Diversas concepções de ensino e aprendizagem configuram o contexto público escolar brasileiro. Historicamente, muitos são os estudos sobre as teorias de aprendizagem, dos quais destacamos a teoria behaviorista, a cognitivista e a sociocultural. Com isso, busca-se identificar que concepções de aprendizagem subsidiam as atividades do livro didático “Novas Palavras”.  Para tal, foram selecionados três capítulos do livro. Cada capítulo está organizado em três seções: Literatura Brasileira, Gramática e Redação e Leitura. Para a análise foram selecionados os primeiros capítulos de cada seção.  O procedimento consistiu no levantamento de termos relacionados às concepções de aprendizagem desde a abertura do capítulo até as atividades. Os resultados indicam a predominância de atividades cognitivistas (39 ocorrências) nos três capítulos analisados. Em seguida, encontram-se as ocorrências de atividades socioculturais (8 atividades), que demonstram, principalmente na parte de redação e leitura, uma preocupação com a reflexão na produção dos textos propostos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bochett, A. C., Freitas, J. C. de, & Brum, M. H. (2018). LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM. Caderno Seminal, 31(31). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.34145
Seção
Dossiê: Ensino de língua: recepção e compreensão