O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA

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Maria Carolina Zuppardi

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a Linguística de Corpus como abordagem pedagógica adicional no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Para isso, foi coletado um corpus especializado voltado para o ensino de língua inglesa e contendo os gêneros contemplados na Proposta Curricular de São Paulo para Língua Estrangeira Moderna (LEM) no 4º bimestre do 6º ano do Ensino Fundamental – ciclo II. As informações extraídas do corpus foram usadas como subsídio para a criação de uma sequência didática baseada nas abordagens data-driven learning (Aprendizado Movido por Dados) e multimídia/multigênero. O objetivo da atividade é proporcionar a interação entre estudantes e os gêneros que permeiam as atividades sociais previstas na Proposta Curricular.

Detalhes do artigo

Como Citar
Zuppardi, M. C. (2017). O USO DE CORPUS ESPECIALIZADO NO ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUA INGLESA. Caderno Seminal, 28(28). https://doi.org/10.12957/cadsem.2017.32438
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas
Biografia do Autor

Maria Carolina Zuppardi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com bolsa CAPES. Atua como Especialista em Ensino Digital do Learning & Innovation Office da Rede Internacional de Universidades Laureate, na área de desenvolvimento de disciplinas para cursos de ensino superior da rede no mundo todo e capacitação docente para o ensino digital. Membro do Grupo de Pesquisa GELC – Grupo de Estudo em Linguística de Corpus (CNPq). E-mail: carolzupp@gmail.com / carol@corpuslg.org