ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA MACROTOPONÍMIA

Conteúdo do artigo principal

Maria Célia Dias de Castro

Resumo

O trabalho que ora trazemos inscreve-se em um estudo maior, o Atlas Toponímico do Estado do Maranhão (ATEMA), cujos resultados preliminares aqui se apresentam. A pesquisa tem como base os estudos do léxico, campo da Onomástica, precisamente a Toponímia, em que se objetiva proceder à identificação, à descrição e à análise desse sistema, atentando para as divisões regionais, com suas respectivas peculiaridades. A metodologia, baseada em Dick (1990; 1992), conjuga o levantamento de um recorte de topônimos das cartas geográficas oficiais e do inventário lexical registrado em fichas lexicográficas toponímicas, com a pesquisa documental.

Detalhes do artigo

Como Citar
Castro, M. C. D. de. (2017). ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA MACROTOPONÍMIA. Caderno Seminal, 28(28). https://doi.org/10.12957/cadsem.2017.28381
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas
Biografia do Autor

Maria Célia Dias de Castro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Maria Célia Dias de Castro. Doutorado em Letras/Linguística. Professora da UEMA/CESBA, Departamento de Letras.. Pós-Graduanda pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus Três Lagoas. Apoio da FAPEMA. Atua na graduação e é pesquisadora do léxico, na área de Toponímia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LINCHI. E-mail: celialeitecastro@hotmail.com.