A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO

Afrânio da Silva GARCIA

Resumo


A etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia.

Palavras-chave


Avaliação; Etimologia; Sinonímia; Eficácia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.20322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.