CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?

Patricia Ferreira BOTELHO

Resumo


Esse trabalho discute a qualidade das atividades escolares de leitura de livros didáticos, sabendo-se que essa atividade é largamente requerida no ambiente escolar. É fato que os alunos, enquanto leem, acessam o seu conhecimento prévio para constituir noções que lhes permitam tentar compreender um dado texto. O uso consciente do conhecimento prévio em leitura é uma estratégia metacognitiva, porque leva em conta a capacidade da pessoa em monitorar e regular suas atividades cognitivas, potencializando o trabalho da mente requerido em atividades escolares. Acreditamos que um estudo com conceitos caros a essa teoria mostrará claramente a influência do conhecimento prévio do aluno no desenvolvimento de atividades de leitura. Em via de discutir e apontar soluções para os problemas relacionados à exploração ineficiente do conhecimento prévio nas atividades de leitura nos livros didáticos, realizamos um estudo comparativo entre as perguntas de interpretação de texto presentes no livro didático empregado no sexto ano da rede municipal de ensino e novas perguntas formuladas por nós para um teste de leitura com o mesmo texto, mas em turma diferente; essas perguntas consideram o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto abordado e o ajudam a explorá-lo. O cotejo entre as atividades do livro e as elaboradas por nós objetiva verificar como se pode alcançar a melhoria da qualidade de leitura na escola, avaliar que tipos de estratégias de acesso ao conhecimento prévio podem viabilizar essa melhoria e comparar o saber do aluno envolvido na compreensão do que lê, em relação aos objetivos traçados pelos materiais didáticos.

Palavras-chave


Conhecimento prévio; Metacognição; Ensino de leitura

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DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.20319

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ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

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