FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA

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Sueli GEDOZ
Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES

Resumo

O objetivo do presente trabalho é a apresentação do projeto de pesquisa e extensão “Formaçãocontinuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para aalfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná”, desenvolvido na regiãooeste do Paraná, financiado pela CAPES/INEP, conforme Edital 038/2010 do ProgramaObservatório da Educação. Tal projeto está se consolidando a partir da oferta de formaçãocontinuada a docentes, processo que proporciona aprofundamento teórico, encaminhamentospráticos e reflexões sobre o trabalho com a Língua Portuguesa focalizando os gêneros discursivos.Para este estudo, apresentamos, inicialmente, o projeto em questão, seguido de informações sobreos trabalhos de formação realizados com a intenção de minimizar o descompasso presente entre ateoria que perpassa a formação do professor e a sua prática em sala de aula. Tomamos como basesteóricas os estudos de AMOP (2007), Bakhtin (2000, 2004), Bronckart (2003) e Costa-Hübes(2008).

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Como Citar
GEDOZ, Sueli; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 18, n. 18, 2014. DOI: 10.12957/cadsem.2012.11882. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11882. Acesso em: 4 dez. 2024.
Seção
Dossiê - Ensino de Línguas — L1, L2, Le, L2E, Libras e linguagens complementares