TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PELA ARGUMENTAÇÃO

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Juliana Ormastroni de Carvalho SANTOS
Maria Suzett Biembengut SANTADE

Resumo

Este artigo discute a produção escrita como prática social numa pesquisa organizada paracompreender e transformar modos sobre como criar contextos (zpds) em que o aluno do 1º ano doEnsino Médio, nas relações colaborativo-críticas da sala de aula, aproprie-se da produção escritacomo um movimento enunciativo, enunciativo discursivo e enunciativo linguístico na compreensãoe escrita de textos que se organizem pela argumentação. Discute também a Teoria da AtividadeSócio-Histórica-Cultural (TASHC), fruto dos trabalhos de Vygotsky (1934/1991, 1934/2001) eLeontiev (1934/2001) e Engeström (1999, 2002, 2011), teoria que parte da perspectiva sóciohistórico-cultural em que o sujeito e a dimensão social são considerados na elaboração daconsciência (funções psicológicas superiores) e do desenvolvimento humano. A TASHC possuifunção transformadora na medida em que reconhece e assegura, por meio diálogo e da colaboração,a relação entre o sujeito, sua historicidade e sua realidade. Nesse processo, os instrumentospsicológicos, definidos por Vygotsky como dispositivos para dominar processos mentais, são meiospelos quais os sujeitos organizam uma atividade conforme suas necessidades, além detransformarem e produzirem novos comportamentos. Assim, tendo em vista nosso objeto depesquisa, isto é, o domínio dos alunos quanto aos processos da produção escrita dos gêneros que seorganizam pela argumentação, reconhecemos os gêneros como instrumentos psicológicos daatividade, uma vez que eles medeiam a relação entre os sujeitos da pesquisa e o objeto quepretendemos desenvolver.

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Como Citar
SANTOS, J. O. de C., & SANTADE, M. S. B. (2014). TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PELA ARGUMENTAÇÃO. Caderno Seminal, 18(18). https://doi.org/10.12957/cadsem.2012.11878
Seção
Dossiê - Ensino de Línguas — L1, L2, Le, L2E, Libras e linguagens complementares