A LEITURA PELO VIÉS FOUCAULTIANO DE ANÁLISE DOS DISCURSOS: QUESTÕES SOBRE LEITURA (EM LÍNGUA MATERNA) NO LIVRO DIDÁTICO

Aline DEOSTI

Resumo


No Brasil, os exames oficiais de aprendizagem têm demonstrado que estudantes concluintes donível médio têm dificuldades em interpretar texto de média complexidade. Tendo isso em vista, esteestudo tem o propósito de analisar atividades referentes ao trabalho com textos presentes no LivroDidático do Ensino Médio (Cereja & Magalhães, 2005) do Programa Nacional do Livro Didático(2009/2011 e 2012/2014). E a partir da análise, propor aplicar os conceitos teóricos da Análise doDiscurso de linha francesa, em específico as noções de Foucault, às questões ligadas ao ensino eaprendizagem de leitura.

Palavras-chave


Livro didático; Leitura; Análise do Discurso Foucaultiana

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2012.11875

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.