Aprender projetando como uma prática educativa insurgente: experiências do Grupo Design & Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65059

Palavras-chave:

Design, Educação, Aprendizagem inventiva, Aprender projetando

Resumo

O artigo discute conceitos e experimentos elaborados pelo Grupo de Estudos Design & Escola ESDI/UERJ que, a partir da reunião de docentes da educação básica e Designers, tem como intenção propor abordagens para a educação pública que contribuam para práticas de ensino-aprendizagem mais significativas para professores e alunos. Portanto, o trabalho inclui uma revisão de literatura de conceitos sobre aprendizagem, design na educação, formação de professores e processos metodológicos para atuação em contextos escolares. Ainda, relatamos alguns experimentos no contexto escolar que fizeram uso destes conceitos. Os principais achados deste artigo consistem no compartilhamento de experiências do Grupo visando contribuir para a tessitura de conhecimentos, procedimentos e afetos frutíferos para intervenções de design no contexto escolar visando ir mais além da ressignificação de materiais e ambientes de aprendizagem.

Downloads

Publicado

15-03-2022

Como Citar

Martins, B., & Emanuel, B. (2022). Aprender projetando como uma prática educativa insurgente: experiências do Grupo Design & Escola. Arcos Design, 15(1), 87–105. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65059