Anúncios

  • Chamada aberta para o volume 18, n.1 (2025)

    13-06-2024

    A revista Arcos Design está com chamada aberta de artigos para o volume 18, n.1 - Design e democracia, lembrar para não esquecer.

    Prazo de envio dos textos: 31 de agosto de 2024.
    Previsão de publicação: início do primeiro semestre de 2025.

    Proposta

    Nenhum passo atrás! Nos 60 anos do golpe civil-militar que aterrorizou o Brasil por mais de 20 anos, a chamada para volume 18, número 1 da revista Arcos Design da ESDI/UERJ se posiciona no compromisso de que é preciso lembrar de não esquecer. Desta forma, a próxima edição se direciona a artigos que tratem da ideia ampliada de democracia em suas muitas e possíveis relações com o campo do design e campos correlatos.

    Sabemos que os 60 anos da instituição da ditadura civil-militar no Brasil deixaram profundas raízes e mazelas em nossa sociedade que marcam, até os dias de hoje. Há ainda um enorme tensionamento com movimentos fascistas de uma extrema direita que insistem em esvaziar o sentido do que se coloca como democracia, na produção de uma política de morte por parte do Estado, das milícias e das organizações criminosas. Mas, a resistência, o ativismo, a luta, o levante, nunca foram calados e até hoje nos apresentam caminhos para manutenção e permanência da democracia.

    Assim, convocamos, nesta chamada, artigos com pesquisas e estudos que visitem essa história, ressignificando o passado, reparando o presente e perspectivando o futuro em uma revisão desses 60 anos de história do golpe civil-militar.

    Serão contemplados artigos completos que versem sobre o próprio momento histórico do golpe civil-militar com o universo do design; relações entre design e democracia na contemporaneidade; reflexões e discussões prospectivas do entendimento da sociedade e da democracia brasileira.

    Saiba mais sobre Chamada aberta para o volume 18, n.1 (2025)
  • Chamada aberta para volume 17, n.2 (2024)

    19-10-2023

    A revista Arcos Design está com chamada aberta de artigos para o volume 17, n.2 - Designs por vir: Pensar, narrar e praticar outros mundos

    Prazo de envio dos textos: 31 de janeiro de 2024.
    Submissão prorrogada: 18 de fevereiro de 2024.

    Previsão de publicação: início do segundo semestre de 2024.

    Editora convidada:
    Marina Sirito (Professora assistente substituta no Departamento de Comunicação Visual Design da EBA/UFRJ e doutora em Design pela ESDI/UERJ)

    Proposta:

    O objetivo geral desta chamada é promover o encontro de narrativas textuais e imagéticas que promovam outras formas de pensar, narrar e praticar mundos, tendo como ponto de partida o questionamento da filósofa Débora Danowski e do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro: "há mundo por vir?". No livro do mesmo nome os autores consideram a crítica ao capitalismo como insuficiente para dar conta das diversas crises que vivemos, tornando imperativo o abandono da mitologia do progresso moderno. Progresso esse, baseado no ideal de desenvolvimento, em que se alicerça, em muitos sentidos, a construção do pensamento do design moderno, que herdamos e continuamos a reproduzir.

    No cenário de catástrofes, em que a vida humana e outras que humanas se tornam insustentáveis e ameaçadas, contar histórias silenciadas, resgatar saberes ancestrais e imaginar outras representações são ações urgentes e necessárias para desmontar o paradigma antropocêntrico do design moderno - que tanto contribuiu e contribui para o acirramento das crises que se montam diante de nossos olhos.

    Para pensar saídas para esse cenário e a possibilidade de criação de outros mundos, entendemos que é preciso criar outras possibilidades de imaginar o futuro para além das perspectivas que podemos vislumbrar hoje - moldados por uma realidade achatada, em que simplificamos as narrativas lógico-formais à conceitos e enunciados que se esgotam em si mesmos. Narrativas essas, que produzem imagens temíveis e terríveis do futuro, pautadas na armadilha de um destino comum e de um único ideal de desenvolvimento que abarca, para além de toda a humanidade, todas as outras formas de vida na terra. 

    A imaginação e o resgate de outras narrativas podem nos encaminhar para outros modos de pensar, narrar e praticar os muitos mundos que habitamos e para isso é urgente mobilizar imaginários mais abertos que possam nos dar possibilidades de futuro que não nos parecem claros agora. Trata-se de sonharmos com outros mundos possíveis e outros designs por vir.

    Pensando se há designs por vir, levantamos alguns questionamentos a partir da conscientização da colonização do nosso imaginário. Que outras histórias e narrativas podemos contar? Que imagens e representações emergem dessas histórias? Que práticas e saberes nos levam a praticar outros designs? Para isso, te convidamos a representar outras representações, a narrar outras narrativas e, por fim, a praticar outras práticas em publicação nesta edição da revista Arcos Design.

    Saiba mais sobre Chamada aberta para volume 17, n.2 (2024)
  • Chamada aberta para volume 17, n.1 (2024)

    22-06-2023

    Emergências do presente em design, arte e arquitetura

    O objetivo geral desta chamada é situar a ideia de design no debate contemporâneo das emergências do presente e de suas relações com arte, arquitetura e urbanismo, a partir de reflexões sobre participação, coautoria, lugar, práticas populares, alteridade, evento, entre outras. Para isso, torna-se necessário um mergulho na seleção e análise de projetos e conceitos, brasileiros e estrangeiros, que se desenvolvem coadunados, com tais reflexões.

    A hipótese central da chamada consiste em compreender que a condição do design contemporâneo e das emergências do presente desafia os profissionais e teóricos na criação de reflexões e projetos que produzam deslocamentos de suas próprias “identidades fixas” na construção de uma “desidentificação aditiva”, onde as intervenções e a cultura material possam estar atravessadas por múltiplas facetas, por exemplo, entre design, arte, arquitetura e cultura, expandindo fronteiras de construções socialmente justificáveis.

    Submissões até 21 de agosto

    PRAZO PRORROGADO: 31 de agosto

    Previsão de publicação: janeiro de 2024

    Saiba mais sobre Chamada aberta para volume 17, n.1 (2024)
  • prazos para publicação de artigos

    06-04-2023

    A revista Arcos Design recebe artigos em fluxo contínuo, porém a publicação do periódico acontece semestralmente da seguinte forma:

    • artigos enviados até 31 de agosto serão avaliados para publicação no volume do primeiro semestre, previsto para o mês de janeiro;
    • artigos enviados até 28 de fevereiro serão avaliados para publicação no volume do segundo semestre, previsto para o mês de julho.
    Saiba mais sobre prazos para publicação de artigos