AS CONDIÇÕES GERAIS DE PRODUÇÃO NO DISCURSO DA VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO DA ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÕES (ZPES) DE CÁCERES, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.71321Palavras-chave:
Desenvolvimento, Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Cáceres, Elites regionais.Resumo
Neste artigo são analisadas as condições gerais de produção (CGP) e o seu papel no discurso da viabilidade de instalação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres, Mato Grosso. Foram realizados levantamento documental em sites oficiais e pesquisa bibliográfica sobre o tema. Constatou-se que as ZPEs surgem como estratégia locacional face ao papel das Condições Gerais de Produção – CGP e são utilizadas como um instrumento de política econômica industrial. Ademais, as CGP reaparecem enquanto suporte material-simbólico discursivo das elites regionais, entidades não governamentais, gestores públicos vinculados às três escalas da administração pública (municipal, estadual e federal) e parlamentares (vereadores, deputados e senadores). Assim, vem se construindo uma prática política e ideológica desenvolvimentista por intermédio da implementação da ZPE de Cáceres, Mato Grosso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jean da Silva Cruz, Antonio Nivaldo Hespanhol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.