AS CONDIÇÕES GERAIS DE PRODUÇÃO NO DISCURSO DA VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO DA ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÕES (ZPES) DE CÁCERES, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.71321Palabras clave:
Desenvolvimento, Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Cáceres, Elites regionais.Resumen
Neste artigo são analisadas as condições gerais de produção (CGP) e o seu papel no discurso da viabilidade de instalação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres, Mato Grosso. Foram realizados levantamento documental em sites oficiais e pesquisa bibliográfica sobre o tema. Constatou-se que as ZPEs surgem como estratégia locacional face ao papel das Condições Gerais de Produção – CGP e são utilizadas como um instrumento de política econômica industrial. Ademais, as CGP reaparecem enquanto suporte material-simbólico discursivo das elites regionais, entidades não governamentais, gestores públicos vinculados às três escalas da administração pública (municipal, estadual e federal) e parlamentares (vereadores, deputados e senadores). Assim, vem se construindo uma prática política e ideológica desenvolvimentista por intermédio da implementação da ZPE de Cáceres, Mato Grosso.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jean da Silva Cruz, Antonio Nivaldo Hespanhol

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.