A EMERGÊNCIA DOS MERCADOS INSTITUCIONAIS NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO: AGRICULTURA FAMILIAR E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.19161Palavras-chave:
Mercados Institucionais, PAA, PNAE, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2016.19161
No presente artigo serão analisadas as principais contribuições que a criação de mercados institucionais tem gerado aos agricultores familiares brasileiros e, em contraponto, apresentar os obstáculos que lhes impedem o acesso ou a permanência nestes mercados. Para tanto, foram realizadas leituras de obras que tratam do tema, além de terem sido feitas entrevistas com diferentes agentes sociais responsáveis pela operacionalização de programas como o PAA, PNAE e o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) no município de Dracena, no oeste do Estado de São Paulo. Das análises realizadas, concluiu-se que tais programas têm grande potencial para engendrar ações de desenvolvimento rural sustentável no campo brasileiro e garantir a segurança alimentar e nutricional de populações carentes. Para tanto, é necessário que o poder público adote medidas que visem dirimir ou pelo menos amenizar os problemas que limitam o acesso e/ou permanência dos agricultores familiares aos programas direcionados à agricultura familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.