PROPRIEDADE URBANA, ALUGUEL E RENDA IMOBILIÁRIA.
Teoria e História
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.85514Resumo
Karl Marx formulou a crítica da teoria do valor-trabalho e, particularmente, a da moderna propriedade privada da terra, que constitui uma forma histórica específica da propriedade. Esta vem sendo reconstituída pelo capital na consideração de que o monopólio da propriedade da terra envolve dois aspectos: o que dá ao proprietário o direito de explorar e de extrair os elementos naturais da terra e aquele que dá o direito do proprietário de dispor de uma parcela do Planeta para seu uso exclusivo. Em O capital, na Seção Sexta, em uma dezena de capítulos foi analisada a renda da terra na agricultura e apenas em um deles foram expostas indicações de como entender a renda dos terrenos na construção, nas minas e o preço da terra. Daí que se apresenta o desafio, teórico e histórico, de como a partir desses apontamentos avançar a compreensão das desigualdades na urbanização contemporânea. E, de como superar as formas rentistas de produção e uso da cidade, cujo resultado é a superexploração e a degradação do metabolismo urbano. A pergunta central do Dossiê foi: como a propriedade, o aluguel e a renda da terra afetam o habitar urbano? Os trabalhos apresentados analisaram diferentes momentos: o da colonização, o da urbanização, o da industrialização ou o da financeirização. A preocupação do Dossiê foi ampliar a crítica da Economia Política na perspectiva da produção social do espaço urbano na América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Cesar Xavier Pereira, Rodrigo Hidalgo Dattwiler, Luis Andrés Cevallos Serrano, Ana Nuñez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.