URBANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA, PROCESSOS ESPOLIATIVOS E LUTA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87628Palavras-chave:
globalização; urbanização; espoliação; luta de classes; lutas urbanas.Resumo
Este texto procura sistematizar a apresentação realizada na Mesa 09 O espaço urbano. A economia politica do espaço, da cidade e da urbanização. A apresentação enfatizou na perspectiva da crítica da economia política, a relevância assumida pelos processos espoliativos na produção do espaço contemporâneo. Ela teve como objetivo por em relevo os processos espoliativos e a emergência das lutas urbanas. Em um certo sentido, a preocupação foi contrapor esses processos aos de exploração e revelar a sua complementaridade na pauperização do trabalhador e do habitante da cidade, sobretudo, decorrente da prioridade da acumulação do capital na urbanização contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Cesar Xavier Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.