URBANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA, PROCESSOS ESPOLIATIVOS E LUTA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87628Palavras-chave:
globalização; urbanização; espoliação; luta de classes; lutas urbanas.Resumo
Este texto procura sistematizar a apresentação realizada na Mesa 09 O espaço urbano. A economia politica do espaço, da cidade e da urbanização. A apresentação enfatizou na perspectiva da crítica da economia política, a relevância assumida pelos processos espoliativos na produção do espaço contemporâneo. Ela teve como objetivo por em relevo os processos espoliativos e a emergência das lutas urbanas. Em um certo sentido, a preocupação foi contrapor esses processos aos de exploração e revelar a sua complementaridade na pauperização do trabalhador e do habitante da cidade, sobretudo, decorrente da prioridade da acumulação do capital na urbanização contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Cesar Xavier Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.