Diagnóstico de estrutura para processamento de produtos para saúde na atenção primária [Diagnostic study of primary health care products processing structure] [Diagnóstico de estructura del procesamiento de equipos no desechables en atención primaria]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.9369Palavras-chave:
Esterilização, indicadores de serviços, estrutura dos serviços, qualidade da assistência à saúdeResumo
Objetivo: caracterizar quanto à estrutura, os locais de processamento de produtos para a saúde de todas as 29 unidades da atenção primária à saúde de um município do interior paulista. Método: trata-se de um estudo descritivo- de abordagem quantitativa realizada em 2012, com aplicação de indicadores de estrutura para a atenção primária. Resultados: identificou-se baixa conformidade da estrutura (inferior a 75%), particularmente por ausência de espaço exclusivo ou fluxo adequado para processamento, de registros de normas e rotinas e de manutenção preventiva de equipamentos, além do uso de invólucros não recomendados. Todos os profissionais envolvidos possuíam formação adequada para a atividade. Conclusão: a estrutura física destinada ao processamento de produtos para saúde na área do estudo está aquém do recomendado, e o uso de indicadores validados e específicos, possibilitou a mensuração dos resultados.
ABSTRACT
Objective: to characterize the health care product processing structure and sites at all 29 primary health care facilities in a town in Sao Paulo State. Method: this quantitative descriptive study, conducted in 2012, applied primary health care structure indicators. Results: poor structure compliance (below 75%) was found, especially for lack of exclusive space or proper flow for processing, records of standards and routines and preventive maintenance of equipment; in addition, inappropriate packaging was found. All staff involved had been adequately trained for this activity. Conclusion: the physical structure for processing of health care products falls short of recommendations and the use of specific, validated indicators enabled results to be measured.
RESUMEN
Objetivo: caracterizar la estructura del local del proceso de preesterilización/esterilización/desinfección de equipos no desechables en todas las 29 unidades de la Atención Básica de una ciudad del estado de São Paulo. Método: estudio cuantitativo, descriptivo, que se pasó en 2012, y utilizó indicadores de estructura para la Atención Básica. Resultados: identificaran baja tasa de conformidad para la estructura (inferior al 75%), por la ausencia de exclusividad de espacio para este local o flujo adecuado para el procesamiento, registros o normas, mantenimiento preventivo de los equipos y el uso de embalajes adecuados. Conclusión: la estructura física para el procesamiento de equipos no desechables incumple el codiciado y que el uso de indicadores validados permitió la mensuración de los resultados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).