[EM EDIÇÃO] Aspectos controversos no estilo de vida de estudantes da graduação em enfermagem
Palavras-chave:
Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Estilo de Vida, Teoria Fundamentada, Interacionismo SimbólicoResumo
Objetivo: compreender os aspectos controversos voltados para a vida universitária e para o estilo de vida dos estudantes da graduação em enfermagem. Método: estudo de abordagem qualitativa, sob referencial da teoria fundamentada nos dados e do interacionismo simbólico. Participaram 18 graduandos em enfermagem de instituição pública mineira, por coleta de dados online, com entrevistas semiestruturadas de setembro/2021 a novembro/2022. Resultados: as condições intervenientes da vida universitária/estilo de vida dos estudantes de enfermagem e aspectos que repercutiram negativamente foram questões pedagógicas, financeiras e positivamente rede de apoio, programas institucionais dentre outros. Considerações finais: identificou-se fatores positivos/negativos, portanto, controversos, das condições intervenientes relativas ao estilo e na qualidade de vida dos estudantes. Além disso, evidenciou-se a necessidade de revisão do Plano Pedagógico do Curso, com o intuito de ser mais humanizado e voltado ao cuidado do estudante de enfermagem durante a formação, prevenindo consequências negativas, como problemas de saúde mental por demandas excessivas do curso.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jussara Regina Martins, Glaucia Valente Valadares, Adriana Tavares Hang, Esther Suelem Rocha Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



