[EM EDIÇÃO] Alfabetização em saúde de cuidadores familiares de idosos com demência devido a Alzheimer
Alfabetización en salud de los cuidadores familiares
Palavras-chave:
Enfermedad de Alzheimer;, Cuidadores, Alfabetización en salud, Personas mayoresResumo
Objetivo: avaliar o nível de literacia em saúde dos cuidadores familiares de idosos com Demência por Doença de Alzheimer (DA-d). Método: estudo transversal, exploratório, não intervencionista, descritivo e analítico, com uma amostra não aleatória de 107 cuidadores familiares de idosos com diagnóstico de DA-d, seguidos no Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal. Foram utilizados: um questionário sociodemográfico e a Escala de Conhecimento da Doença de Alzheimer. Foram aplicados os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman, ao nível de significância de 5%. Resultados: o nível de conhecimento dos familiares cuidadores sobre a Doença de Alzheimer situa-se entre 63,3% e 70%. A pontuação mais elevada foi encontrada no domínio “Sintomas” (80,6±21,0), e a mais baixa no domínio “Ser cuidador” (53,8±19,3). Conclusões: o estudo evidenciou a lacuna de literacia em saúde no domínio do cuidador, apontando para a necessidade de educação e formação neste domínio.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabianne Jesus Sousa, Sofia do Vale Pereira, Catarina Resende de Oliveira, Isabel Costa, Barbara Oliveiros, Miguel Tábuas Pereira, João Durães, Berta Augusto, Isabel Santana , Anabela Mota-Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



