[EM EDIÇÃO] O uso da simulação clínica no ensino técnico de enfermagem

Autores

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Inovação Tecnológica, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Técnicos de Enfermagem

Resumo

Objetivo: discorrer sobre o uso da simulação clínica na formação do nível técnico em enfermagem por meio da identificação, síntese e análise do conhecimento científico produzido e da descrição de um caso de uso da implantação da simulação no nível técnico. Método: estudo descritivo, exploratório, realizado em duas etapas: revisão de escopo e estudo de caso único da implantação do ensino técnico numa escola privada de ensino técnico de enfermagem, com dispensa de apreciação ética. Resultados: na revisão, observou-se que as práticas simuladas no ensino técnico incluem atividades executadas para procedimentos de pesquisa que não fazem parte do conteúdo programático e não têm sido utilizadas para fortalecer e ampliar a formação do profissional no país. O caso, demonstra que projetos bem estruturados e com apoio institucional, podem tornar o uso da simulação factível na formação dos profissionais de nível técnico de enfermagem, impactando, assegurando e fortalecendo o cuidado ao paciente. Conclusão: a simulação clínica é viável na formação de técnicos de enfermagem.

Biografia do Autor

Alessandra Mazzo, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU-USP). Bauru, SP, Brasil.

Adson Hugo Gonçalves Soares, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Manoel Messias Teixeira Silva, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Enfermeiro. Especialista. Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio, Unidade Rio de Janeiro (Senac RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Camila Picharillo, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Enfermeira. Especialista. Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio, Unidade Rio de Janeiro (Senac RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Instituto Integrado de Saúde – Inisa. Campo Grade, MS, Brasil

Marília Souto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Caicó, RN, Brasil.

Rodolfo da Silva Freitas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Enfermeiro. Especialista. Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio, Unidade Rio de Janeiro (Senac RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Medicina, Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Caicó, RN, Brasil.

Publicado

30.06.2025

Como Citar

1.
Mazzo A, Soares AHG, Silva MMT, Picharillo C, Almeida RG dos S, Araújo MS de, et al. [EM EDIÇÃO] O uso da simulação clínica no ensino técnico de enfermagem. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de junho de 2025 [citado 27º de julho de 2025];33(1):e88144. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/88144

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa