O uso da simulação clínica no ensino técnico de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.88144Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Inovação Tecnológica, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Técnicos de EnfermagemResumo
Objetivo: discorrer sobre o uso da simulação clínica na formação do nível técnico em enfermagem por meio da identificação, síntese e análise do conhecimento científico produzido e da descrição de um caso de uso da implantação da simulação no nível técnico. Método: estudo descritivo, exploratório, realizado em duas etapas: revisão de escopo e estudo de caso único da implantação do ensino técnico numa escola privada de ensino técnico de enfermagem, com dispensa de apreciação ética. Resultados: na revisão, observou-se que as práticas simuladas no ensino técnico incluem atividades executadas para procedimentos de pesquisa que não fazem parte do conteúdo programático e não têm sido utilizadas para fortalecer e ampliar a formação do profissional no país. O caso, demonstra que projetos bem estruturados e com apoio institucional, podem tornar o uso da simulação factível na formação dos profissionais de nível técnico de enfermagem, impactando, assegurando e fortalecendo o cuidado ao paciente. Conclusão: a simulação clínica é viável na formação de técnicos de enfermagem.
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