[EM EDIÇÃO] Baixas coberturas vacinais na população brasileira e fatores associados: revisão de escopo

Autores

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Imunização, Vacinação, Cobertura Vacinal, Fatores de Risco

Resumo

Objetivo: investigar evidências sobre os fatores associados às baixas coberturas vacinais registradas na população brasileira. Método: revisão de escopo realizada em 2024 conforme as recomendações do Joanna Briggs Institute, nas bases de dados Medline, Lilacs, Cochrane Library, Web of Science e Scopus. Resultados: fatores socioeconômicos, como renda, idade, escolaridade, número de crianças no domicílio e situação conjugal, além de condições de saúde individual, como tabagismo, sintomas depressivos e prática de exercícios físicos, condições de saúde materna como multiparidade, pré-natal e vacinação incompletos, mãe adolescente, tabagismo materno, baixa escolaridade, gravidez não planejada e condições dos serviços tais como acesso a profissionais de saúde, presença de unidade de saúde no bairro e disponibilidade foram associados às taxas de coberturas vacinais. Considerações finais: os fatores associados às baixas coberturas vacinais são complexos e multifatoriais, com potencial de sofrer transformações temporais, exigindo estratégias conjuntas das autoridades sanitárias e profissionais de saúde para monitorar e mitigar o fenômeno.

Biografia do Autor

Maria Clara Lélis Ramos Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil.

Jaceilde Mendes Nunes, Prefeitura Municipal de Montes Claros

Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Montes Claros. Montes Claros, MG, Brasil.

Victor Guilherme Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro. Enfermeiro residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, MG, Brasil.

Mônica Thaís Soares Macedo, Universidade Estadual de Montes Claros

Profissional de Educação Física. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, MG, Brasil.

Tatiana Almeida de Magalhães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora substituta do departamento de Medicina da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, MG, Brasil.

Carla Silvana de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora no departamento de Enfermagem na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado

23.11.2025

Como Citar

1.
Cardoso MCLR, Nunes JM, Pereira VG, Macedo MTS, Magalhães TA de, Oliveira e Silva CS de. [EM EDIÇÃO] Baixas coberturas vacinais na população brasileira e fatores associados: revisão de escopo. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 23º de novembro de 2025 [citado 26º de novembro de 2025];33(1):e87682. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/87682

Edição

Seção

Artigos de Revisão