Características clínicas e epidemiológicas de motociclistas com trauma crânio-encefálico atendidos em hospital de referência [Clinical and epidemiological characteristics of motorcyclists with traumatic brain injuries treated at a referral hospital]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.8036Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, traumatismo cranioencefálico, motocicletas, hospitais de emergência [Traffic accidents, traumatic brain injury, motorcycles, emergency hospitals]Resumo
Pesquisa com o objetivo de descrever as características clínicas e epidemiológicas de motociclistas com traumacranioencefálico (TCE). Estudo descritivo, retrospectivo e documental realizado em hospital público de referência do Estado dePernambuco. Foram analisados 564 prontuários de motociclistas atendidos no hospital, no período de novembro a dezembrode 2012. A maioria dos motociclistas era do sexo masculino (84,05%), solteira (86,87%), na faixa etária de 15-34 anos (72,8%).A queda foi o principal tipo de impacto com 292(51,6%) ocorrências. Quanto ao tipo de TCE, a maioria foi considerada leve -415(73,60%). O óbito ocorreu em cerca de 5% dos casos e 465(82,44%) tiveram alta clínica. Conclui-se que essas informaçõespodem auxiliar na organização da rede de urgência e emergência e na implantação de estratégias de prevenção de acidentes.
ABSTRACT
This descriptive study of clinical and epidemiological features of motorcyclists with traumatic brain injury (TBI)analyzed data from 564 medical records of motorcyclists treated at a public referral hospital in Pernambuco State from Novemberto December 2012. Most of the motorcyclists were male (84.05%), single (86.87%), and aged 15-34 years (72.8%). Themain impact type was falls (292; 51.6%) and most TBIs were mild (415; 73.60%). Death occurred in about 5% of cases, and465(82.44%) were discharged from the clinic. It was concluded that this information can assist in organizing emergency careservices and implementing accident prevention strategies.
RESUMEN
Investigación con el fin de describir las características clínicas y epidemiológicas de motociclistas con trauma craneoencefálico(TCE). Estudio descriptivo, retrospectivo y documental realizado en hospital público de referencia de Pernambuco. Seanalizaron 564 historias clínicas de los motociclistas atendidos en el hospital durante el período de noviembre a diciembre de 2012.La mayoría de los motociclistas era del sexo masculino (84,05%), solteros (86,87%) entre 15 y 34 años de edad (72,8%). La caídafue el principal tipo de impacto: 292(51,6%) eventos. Respecto al tipo de TCE, la mayoría se consideró como liviano: 415(73,6%).El óbito se produjo en cerca del 5% de los casos y 465(82,44%) recibieron alta clínica. Se concluye que esta información puedeayudar en la organización de la red de atención de urgencia y la puesta en marcha de estrategias de prevención de accidentes.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.8036
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).