Caracterização sociodemográfica e clínica de pessoas idosas com sequelas da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.76490Palavras-chave:
Pandemias, COVID-19, Afecções Pós-COVID, Perfil de Saúde, Pessoa IdosaResumo
Objetivo: descrever as características sociodemográficas e clínicas de pessoas idosas com sequelas da COVID-19. Método: estudo documental quantitativo, observacional, descritivo, compôs-se a amostra 204 prontuários de pessoas idosas com registros de sequelas da COVID-19. Realizados testes de Qui-quadrado de Pearson e Fisher. Resultados: prevaleceram mulheres, entre 60 a 69 anos (66,7%), casadas (50,5%), com filhos (92,9%), aposentadas (47,6%), com renda de dois a quatro salários-mínimos (50,7%). Verificou-se como comorbidades a hipertensão arterial (65,2%), obesidade (40%), diabetes mellitus (23,5%), doenças cardíacas (13,7%) e respiratórias (7,8%) e como comportamentos de risco o sedentarismo (59,4%) e sobrepeso (52,2%). A hospitalização foi mais prevalente entre portadores de diabetes mellitus (56,3%), obesidade (68,8%) e câncer (83,3%). Conclusão: o envelhecimento, a presença de comorbidades e hospitalização são condições associadas a mortalidade por COVID-19. Ressalta-se a importância de uma assistência individualizada e multidimensional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Polyanna Freitas Albuquerque Castro, Glaubervania Alves Lima, Paula Renata Rodrigues Ortega Mello, Marcus Vinícius Barbosa Chagas, Cibele Silva Lima, Rosilda Silva Dias, Liscia Divana Carvalho Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).