Autoestima de trabalhadores terceirizados do setor de conservação de higiene e limpeza de hospitais privados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74859

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Categorias de Trabalhadores, Serviço Hospitalar de Limpeza, Autoimagem.

Resumo

Objetivos: analisar aspectos positivos e negativos relacionados à autoestima de trabalhadores terceirizados de serviços de higiene e limpeza hospitalar. Método: estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em duas instituições hospitalares privadas. Os participantes foram trabalhadores terceirizados dos serviços de higiene e limpeza. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionáriosociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Realizada análise temática indutiva. Resultados: a amostra constitui-se de 15 trabalhadores, do sexo feminino, que expressaram aspectos positivos e negativos que afetam sua autoestima, que estão relacionados à organização e ambiente de trabalho, às relações interpessoais e benefícios trabalhistas. Conclusão: aspectos positivos e negativos estão presentes entre esses trabalhadores e os gestores hospitalares devem refletir sobre o serviço de higiene e limpeza, estabelecendo estratégias educativas e coletivas para os trabalhadores relacionadas às práticas de trabalho realizadas neste contexto.

Biografia do Autor

Cléria Bragança, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Silvia Helena Henriques, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Carolina Cassiano, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Luan Gagossian Savóia, Universidade de Ribeirão Preto

Psicólogo. Bacharel em Psicologia – UNAERP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Denise Maria Osugui, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo  da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Laura Andrian Leal, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Publicado

06.10.2023

Como Citar

Bragança, C., Henriques, S. H., Cassiano, C., Savóia, L. G., Osugui, D. M., & Leal, L. A. (2023). Autoestima de trabalhadores terceirizados do setor de conservação de higiene e limpeza de hospitais privados. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e74859. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74859

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa