Versão brasileira da Self-efficacy for home exercise programs scale para a população idosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73954

Palavras-chave:

Psicometria, Estudo de Validação, Idoso, Exercício Físico, Autoeficácia

Resumo

Objetivo: buscar evidências de validade da versão brasileira Self-efficacy for home exercise programs scale” para a população idosa. Método: foram analisadas as evidências de conteúdo, processo de resposta e estrutura interna. Foram utilizados dois painéis de especialistas (equivalências e conteúdo) por ser um assembly. Três formatos da escala foram analisados: original, 5 pontos e 7 pontos. Para o processo de resposta e estrutura interna participaram 174 idosos. A Estrutura interna foi testada pela análise fatorial exploratória. Resultados: Sete dos 12 itens passaram por ajuste de redação, e um item foi adicionado por orientação dos especialistas. O processo de resposta indicou que a versão com 5 pontos foi a apontada pelos idosos como a melhor para ser respondida. Na estrutura interna, o modelo unidimensional com a escala de 5 pontos obteve com os melhores indicadores. Conclusão: recomenda-se a adoção do instrumento de forma unidimensional e o uso da escala de 5 pontos.

Biografia do Autor

Desiree Rodrigues Veiga, Universidade de São Paulo

Mestranda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.- São Paulo, SP, bacharel e licenciada em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, especialista em reabilitação cardíaca e condicionamento de grupos especiais pela FMU,  Pós graduada em Psicologia do Esporte pela Universidade Estácio de Sá, Profissional de Educação física no departamento de Medicina Preventiva do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica atuando com pacientes com obesidade e superobesidade alem dos programas para pacientes especiais.

Kelsey Jean Picha, University of Kentucky

Doutorado em Ciências da Reabilitação pela University of Kentucky, Mestrado Treinamento atlético pós-profissional na Still University, membro do Instituto de Pesquisa em Medicina Esportiva, Universidade de Kentucky, Lexington, KY, Assistente de Anatomia Clínica na Escola de Ciências da Saúde do Arizona.

Flavio Rebustini, Universidade de São Paulo

Pós-doutoramento em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP/Rio Claro - 2013-2016). Pós-Doutoramento em Psicometria (Universidade de Quebéc à Trois-Rivières - Canada - 2013-2017). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - UNESP - Rio Claro (2011-2012), sob orientação do Prof. Dr. Afonso Antonio Machado e com estágio doutoral com o Prof. Dr. Marcos A. A. Balbinotti pelo departamento do Psicologia da Universidade de Quebéc em Trois-Rivières - Canadá (2012). Professor do Departamento de Gerontologia - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - São Paulo, Brasil.

Publicado

08.08.2023

Como Citar

Veiga, D. R., Picha, K. J., & Rebustini, F. (2023). Versão brasileira da Self-efficacy for home exercise programs scale para a população idosa. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73954. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73954

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa