COVID-19: isolamento social e suas consequências na vida de crianças com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73672

Palavras-chave:

COVID-19, Isolamento Social, Criança, Transtorno do Espectro Autista, Suspensão de Tratamento

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções de profissionais de saúde acerca das consequências do isolamento social, causado pela pandemia da COVID-19, no desenvolvimento e na vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, apoiado nos referenciais do Cuidado Centrado na Família e da Análise de Conteúdo de Bardin e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Desenvolvido em municípios do interior paulista, de setembro a outubro/2021, com participação de doze profissionais de saúde. Resultados: as experiências apreendidas estiveram representadas nas categorias temáticas: “Interrupção das terapêuticas e estratégias profissionais”, “Implicações da pandemia no desenvolvimento da criança autista” e “Isolamento social da pandemia e a dinâmica familiar da criança com autismo”. Conclusão: o isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus interferiu na vida das crianças autistas e suas famílias, com consequências ao desenvolvimento social, motor, linguístico e pedagógico.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Bonelli, Centro Universitário Central Paulista

Enfermeira. Docente do Centro Universitário Central Paulista Unicep. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

Jaciara Camargo Cianflone Dotta, Centro Universitário Central Paulista

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Central Paulista.

Gabriele Petruccelli, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Aluna de mestrado junto ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

Paula Renata Miranda dos Santos, Centro Universitário Central Paulista

Enfermeira. Docente do Centro Universitário Central Paulista Unicep. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Nayara Cristina Pereira Henrique Prado, Centro Universitário Central Paulista

Bacharel em Enfermagem. Doutora e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Bonelli, M. A., Dotta, J. C. C., Petruccelli, G., Santos, P. R. M. dos, & Prado, N. C. P. H. (2023). COVID-19: isolamento social e suas consequências na vida de crianças com transtorno do espectro autista. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73672. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73672

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa