Panorama dos cursos de especialização em enfermagem dermatológica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73492

Palavras-chave:

Enfermagem, Dermatologia, Especialização, Currículo

Resumo

Objetivo: analisar a correlação entre os objetivos, conteúdos programáticos e as metodologias utilizadas nos cursos de especialização em enfermagem dermatológica existentes no Brasil, comparando com a legislação vigente e literatura pertinente à temática. Método: estudo documental, realizado no período de maio a julho de 2022 em sites de instituições de ensino superior que ofereceram estes cursos. Resultados: foram acessadas 46 instituições privadas, 56,6% localizadas na região Sudeste e 43,5% na modalidade de ensino à distância. O conteúdo programático foi disponibilizado por 41 instituições; 41,5% das disciplinas eram generalistas, inespecíficas da área; 26,8% sobre feridas e 17,1% dermatologia. Atividade prática apareceu em 26,8% dos cursos. Conclusão: os cursos atendem parcialmente à legislação e oferecem uma formação que não contempla a abrangência da especialidade e demandas atuais da população.

Biografia do Autor

Euzeli da Silva Brandão, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Especialista em Enfermagem em Dermatologia.

Maristela Belletti Mutt Urasaki, Universidade de São Paulo

Professora do curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP;  Especialista em Enfermagem em Dermatologia.

Regina Serrão Lanzillotti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fátima Helena Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF); Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF)

Bruna Guedes Brasil de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

05.07.2023

Como Citar

Brandão, E. da S., Urasaki, M. B. M., Lanzillotti, R. S., Santo, F. H. E., & Azevedo, B. G. B. de. (2023). Panorama dos cursos de especialização em enfermagem dermatológica no Brasil. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73492. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73492

Edição

Seção

Chamada “Atuação de Especialistas de Enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde nacionais e internacionais”