Olhares de universitários sobre os atores envolvidos na violência por parceiro(a) íntimo(a)
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70796Palavras-chave:
Universidades, Educação, Conhecimento, Violência por Parceiro Íntimo.Resumo
Objetivo: analisar a percepção de universitários sobre os atores envolvidos na violência por parceiro(a) íntimo(a). Método: trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa realizada nas casas do estudante da Universidade Federal do Rio Grande, no município de Rio Grande/RS. Participaram do estudo, aleatoriamente, quatro estudantes de cada moradia, totalizando 28 participantes. Todos responderam à entrevista individual semiestruturada, realizada em 2019. Resultados: a percepção dos universitários sobre o tema revela o homem como autor da violência e a mulher como vítima, todavia, reconhecem a violência bidirecional. Mencionam a necessidade de cuidar deste homem, que não é monstro nem bom moço. As vítimas são vistas como mulheres indefesas, sem coragem para denunciar. Discorrem ainda sobre a necessidade de uma rede de apoio eficaz e de divulgar mais informações sobre o tema. Considerações finais: a universidade, como instituição formadora, é terreno fértil para transformação do pensamento social e corresponsabilização pelo enfrentamento dessa violência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberta Raseira Caldeira, Daniele Ferreira Acosta, Priscila Leticia Vejar da Silva, Emili dos Santos Leão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).